Estresse: sinais silenciosos e limites
- Amanda Caroline
- 20 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de fev.
O estresse é uma resposta física e emocional do corpo a situações desafiadoras ou ameaçadoras. Em uma situação estressante o corpo libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, que provocam uma série de alterações fisiológicas (físicas no corpo), essas mudanças podem incluir aumento da frequência cardíaca e respiratória, dilatação das pupilas, tensão muscular e aumento da atividade cerebral.
Embora o estresse seja uma resposta natural e útil do corpo em situações de perigo, ele pode se tornar problemático quando é persistente ou crônico. O estresse crônico pode levar a uma série de problemas de saúde física e mental, incluindo ansiedade, depressão, distúrbios do sono, dores de cabeça, dores musculares, pressão alta, doenças cardíacas e problemas digestivos.
As causas do estresse podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir fatores externos, como: eventos traumáticos; perda de emprego; divórcio; problemas financeiros; problemas de relacionamento; rotina pesada etc., ou fatores internos, como preocupações e pensamentos negativos.
É importante ter um estilo de vida saudável, como ter uma dieta equilibrada, organização de rotina e dormir o suficiente. Existem várias estratégias para lidar com o estresse, incluindo exercícios físicos regulares, meditação, técnicas de respiração e psicoterapia. A psicóloga pode ajudar a/o paciente a identificar fontes de estresse e desenvolver estratégias para lidar com elas.
Buscar ajuda não é um sinal de fraqueza e pode ser uma etapa importante em direção a uma vida mais saudável e equilibrada. Se identifica com o texto? Estou pronta para te ajudar com o estresse. Vamos nessa?!



